Você pode dizer todas as pessoas de uma forma ou de outra consumir leite ou seus derivados. A triste exceção é apenas aqueles que não possuem as enzimas necessárias para a quebra deste produto. Alguns não gostam do leite em si, não bebem kefir - mas de bom grado comem queijo e saboreiam sorvete. Parece que coisas novas podem ser aprendidas sobre um produto que é conhecido desde a infância? Tudo o que pode ser obtido a partir dele foi tentado por um longo tempo, derivados favoritos foram encontrados, as opções que não foram estabelecidas “no coração” (mas sim no estômago) foram rejeitadas. No entanto, ainda há produtos lácteos pouco conhecidos, que, no entanto, valem a pena prestar atenção, porque eles podem nos agradar com características inesperadas de sabor.
Que você não comeu
Entre eles podemos mencionar a misteriosa culináriafenômeno chamado kaymak. O que é descrever é bem difícil. E acima de tudo, porque não tem uma consistência estritamente definida. Este produto pode se assemelhar a creme azedo, ou muito parecido com uma coalhada, ou ser a densidade da manteiga. Tudo depende de onde e como o kaymak é feito. Crimeans, tártaros, habitantes do Volga, tajiques, Bashkirs e habitantes do Cáucaso se consideram os "autores" deste prato - todos esses povos têm algo semelhante ao kaymak. Que este prato pode ser chamado de forma diferente - já os detalhes. No entanto, os Balcãs são considerados a reconhecida "pátria" deste produto, onde é muito popular, onde todos os segredos de sua produção ainda são cuidadosamente mantidos.
Questão de terminologia
Bashkir e Tatar cozinheiros chamam kaymakcreme de leite habitual. A única diferença: é removido manualmente do leite azedo. A base pode ser uma sala de vapor e também pode ser pré-fervida. No Don, este produto significa espuma de leite assada e ensopada no forno; eles são dispostos em camadas e têm um aspecto avermelhado e exuberante. Alguns fabricantes dobram o kaymak de tal maneira que este prato começa a se assemelhar a um rolo.
Como eles fazem isso?
Se você mantiver o ponto de vista convencional,A variante balcânica deve ser considerada a mais “correta”. Então este será um Kaymak completamente diferente. A receita de sua preparação inclui necessariamente leite fervente, do qual o creme espesso é muito longo e colocado em um recipiente. Ela, por sua vez, deve ser barro. Panela cheia mantém quente por vários dias. No final, resulta uma massa cremosa arejada, leve e suave.
Mais para provar as vantagens: por que o kaymak é útil
Note que este produto não é apenas agradável emconsumir Muitos nutricionistas apontam os benefícios indubitáveis que Kaymak traz. Que este derivado de leite é muito útil, até mesmo seus antigos "inventores" sabiam. Pode-se dizer que este é um produto altamente vitaminado que também contém muitos oligoelementos essenciais: molibdênio, iodo, fósforo, potássio, cobalto e cálcio. E embora o kaymak seja bastante nutritivo (pode ser facilmente atribuído a alimentos altamente calóricos), é muito fácil de usar, porque é completamente digerido e não “põe tijolos” no estômago. E seu efeito benéfico na digestão e metabolismo ofusca o dano suspeito da nutrição. Aqueles que sofreram, por exemplo, forçaram antibióticos, ele rapidamente restaura a microflora morta. Portanto, para mulheres grávidas e lactantes e para recém-nascidos, é simplesmente indispensável.
Prato incomum na forma do queijo habitual
Na maioria das vezes este produto dos Balcãs tem aindaconsistência cremosa ou oleosa. Há também uma variante semelhante ao queijo cottage. No entanto, você também pode encontrar um queijo la kaymak. É semelhante ao creme e é produzido principalmente na Sérvia. Lá eles começaram sua produção principalmente para a fabricação de cheesecakes e uso em fins de confeitaria. No entanto, os restaurantes japoneses rapidamente adotaram e introduziram em sushi, pães e outras iguarias do país do Sol Nascente. O queijo de Kaymak parece-se com o coalho de queijo derretido habitual, mas ao gosto é muito mais interessante.
Kaymak: nos preparamos
Se você quiser, você pode tentar fazer um kaymak em sua cozinha. A receita é simples e bastante acessível. No total, você precisará de três quartos de gordura (33%, não menos) de creme e um pouco de creme de leite.
Meio litro de creme derramado em cerâmicauma panela e coloque em um forno pré-aquecido. No processo de definhar neles formará uma crosta avermelhada - a espuma muito cobiçada. Eles devem ser removidos à medida que se acumulam e se espalham em camadas em uma tigela. Uma hora e meia ou duas crostas deixarão de se formar. O quarto restante de um litro de creme é fervido e misturado (quando arrefecido) com creme azedo. A massa resultante deve ser despejada lentamente na espuma e deixada durante a noite, coberta com uma tampa. Se a estação de aquecimento já chegou - coloque a taça na bateria. Se é verão e as noites são quentes, não haverá esforço adicional. Mas se o período de entressafra - é melhor ligar o aquecedor na cozinha para que ele esteja quente. De manhã, o conteúdo do pote ficará espesso, mas, para maior densidade, é melhor colocá-lo na geladeira por algumas horas.
Se você está causando uma espuma interna de protesto(memórias pesadas da infância, por exemplo; embora sejam peles completamente diferentes), há um caminho alternativo. 400 ml de creme mais gordo combinam com 15 g de baunilha e 200 g de açúcar normal. A panela é colocada em fogo lento, em seguida, o conteúdo é reduzido à semelhança de creme espesso. Tendo alcançado o estado desejado, remova o recipiente do fogo e esfrie-o colocando-o em uma tigela com água fria. A mistura resfriada deve ser batida, pingando suco de limão. Quando kaymak (foto bem demonstra a consistência, o que deve ser alcançado) clarear e engrossar, despeje um copo de creme chantilly em um fluxo fino, misture tudo e coloque na geladeira.
Resta assar panquecas, tortas ou panquecas. Em casos extremos - compre pãezinhos frescos na loja mais próxima. E organizar uma festa de chá, espalhando pastelaria obtida kaymak.
https://pt.fehrplay.com/eda-i-napitki/30325-kaymak-chto-eto-poprobuyte-i-ne-pozhaleete.html