Desenvolvido por: Caroline Marinho Sant’Ana e Walkiria Hradec – atualizado em 14.03.2016
O Jun é um chá fermentado feito com chá verde e mel. É formado por uma microbiota parecida com o kombucha. A diferença é que o biofilme do jun se alimenta e fermenta através do mel e chá verde, ao contrário do kombucha, que se alimenta e fermenta através do chá preto com o açúcar mascavo.
O Jun é mais suave e delicado que o kombucha, tanto em seu sabor quanto em seu biofilme, e, suas microbiotas são diferentes, devido a isso, não há como transformar um no outro. Sendo assim, é necessário ter um pedaçinho de uma colônia-mãe do jun para iniciar o processo. Ambos podem ser consumidos com uma ou duas fermentações, que claro, fica a critério de quem cultiva O novo scoby do jun se forma mais rápido do que o do kombucha, sendo de 7 a 10 dias dependendo da temperatura ambiente, porém, por ser uma cultura mais delicada, se a temperatura ambiente for muito alta é necessário efetuar o sistema de pot-in-pot.
Sua coloração é bem mais clara e mais leve.
A forma de preparo é a mesma, porém ao invés do açúcar mascavo, é utilizado o mel. O mel tem que ser puro, pois, o amido contido no mel falso mata a colônia.
UM POUCO DA HISTÓRIA....
Fonte:http://nourishedkitchen.com/how-to-make-jun-tea/
A lenda do Jun mostra que suas origens se iniciaram no Himalaia, há 1000 anos atrás, onde era fabricado por monges e nômades guerreiros espirituais que percorreram as altas pastagens do Tibete, promovendo a cura com este elixir tão misterioso. Essa história é repetida diversas vezes, porém o Jun continua a ser uma bebida secreta, envolta em muito mistério e misticismo.
MODO DE PREPARO, UTENSÍLIOS E INGREDIENTES
- 500ml de água filtrada e tratada sem cloro
- 4 saquinhos de chá verde ou 02 colheres de sopa de folhas secas de chá verde
- 1 colher de sopa de vinagre de maçã
- 1 biofilme de Jun com líquido de arranque
- 2 colheres de sopa de mel puro (fazer teste de iodo) https://www.youtube.com/watch?v=LWcYy2xrOk8
- 1 pote de vidro de 1 litro
- 1 peneira
- colheres
Ferva o chá. Desligue o fogo, adicione o mel e o vinagre de maçã. Deixe a infusão esfriar bem com um pratinho sobre a chaleira. Pode ser colocada na geladeira como garantia de resfriamento (pode deixar os saquinhos ou as folhas
dentro da infusão enquanto esfria) Quando o chá preparado estiver bem frio, coe, e coloque-o em um pote esterelizado. Coloque o conteúdo todo do potinho (biofilme + líquido) que recebeu em doação. Não lave o biofilme, e o líquido do potinho que vem na sua doação é chamado de “líquido de arranque”, e ele é primordial para que sua nova cultura se acostume ao ambiente e começe a fermentar, por isso ele deve ser usado junto.
Após todo esse processo, feche o pote com um tecido ou voal e, feche bem com um elástico para que não entre insetos ou outras bactérias do ambiente. O pote deve ficar em local escuro e não deve ser mexido durante a fermentação.
A fermentação dura de 7 a 10 dias, porém isso depende da temperatura ambiente. Caso o ambiente tenha uma temperatura muito alta, será necessário a utilização do sistema pot-in-pot para refrescar o chá em fermentação (até 25ºC)
Nenhum comentário:
Postar um comentário