1. Lave bem e jogue água fervente em um vidro para ´esterilizá-lo´ ao máximo.
2. A quantidade a ser feita oscila da quantidade de pessoas que vão consumir.
Muitos usam uma colher de café (não é a de sopa) pra 500ml de leite, de preferência em temperatura ambiente. Pode ser frio, mas não pode ser aquente.
tampe o pote com papel toalha, pois só pano pode fazer com que fezes das moscas entrem e contaminem seu kefir. Também há quem tampe com rosca do pote, mas recomendo as de plástico e que não feche muito forte, pois como fermenta pode
Período de fermentação: Deixe o pote parado, de preferência em um lugar escuro por 24h ou mais fora da geladeira. O tempo varia de acordo com o tempo e da proporção grãos x leite..
Quanto mais quente o tempo, mais rápido fermenta... então pode ser que em 12h já esteja pronto. e o mesmo caso tenha muitos grãos.
Você pode observar se já fermentou se criou uma camada grossa em cima (em baixo continua meio líquido, pois o kefir não fica firme sem dessorar) ou se talhou, ou seja, se parte do leite soltou do soro como na imagem abaixo:
Como só eu consumo em casa então pouco menos de uma colher de café eu deixo num vidro de Taff man E e todo todos os dias depois de 24h.
Quando está muito quente coloco o pote do meu kefir dentro de um pote de água, pra que ele fique mais fresco e fermente mais lento mesmo fora da geladeira. Também há quem coloque em caixa térmica.
3. tipo de leite: Eu só uso leite de saco (prefiro o da Itambé), pois tenho preconceito com os de caixa. O único de caixa que uso é o Itambé natural milk, mas muita gente cultiva com qq leite e não tem problema.
O kefir se alimenta da lactose, então tem que ser leite com. Muitos recomendam os gordos, mas também há quem use os sem gordura e eles crescem, mas pode ficar mais ralo.
Alguns leites podem deixar o kefir rosa, isso parece fruto da mastite.. Eu descartaria se acontecesse no meu... não confio que ele seja autolimpante, apesar de dizerem isso por ai.
4. Não é recomendado o manuseio com colher de metal, pois pode matar. Inox pode e plástico também. Não recomendo madeira pois pode cumular sujeira nos poros dela.
Antes de usar a colher recomendo sua fervura.
5. Estando fermentado você coa o produto. Bebe o líquido resultante, sendo que vc tb pode fazer receitas como bolos, patês etc... Se quiser mais firme é só dessorar, conforme vídeo abaixo e há outros tb no youtube
https://www.youtube.com/watch?v=dollmkNtwjw
Você também pode comer os grãos. Você também pode usar o leite fermentado na pele, cabelo... pra consumo interno algumas pessoas recomendam até 3 dias após coar.
6. Refazendo o processo: Depois d e coar, volte pros grãos ao pote, que vc pode lavar ou não.. .Não lave os grãos, eles começam a babar mais isso quer dizer que estão saudáveis, é o kefiran.
Depois de colocar o pote no pote reiniciei o processo. de colocar leite e deixar pra fermentar fora da geladeira....
7. Caso viaje vc pode colocar no leite e direto na geladeira, pois a fermentação é mais lenta.
8. Há quem congele os grãos excedentes, sem o leite.. Eu nunca congelo pois não gosto e acho que pode perder muita bactéria boa e também pode ser difícil reativar, mas dizem aaque dura até um ano no freezer.
9. vídeos no youtube
Dr. Juliano Pimental e sua esposa Dra. Carol ensinando a manusear e tb dando dicas de saúde.